Em visita ao Lar Itatibense da Criança no último dia 30/07, a Rádio Itatiba teve a oportunidade de conversar com o Dr. Orlando Haddad Neto (juiz da 2ª Vara Civil e do Anexo da Infância e Juventude de Itatiba/SP).
Adentramos em um mundo de cuidado, empatia e transformação, onde instituições como o Anexo da Infância e Juventude e o Lar Itatibense oferecem um farol de esperança para crianças e adolescentes que precisam encontrar um caminho seguro e acolhedor em meio às adversidades da vida.
Nas palavras do Dr. Orlando Haddad Neto, "o Anexo da Infância e Juventude de Itatiba/SP atua nos processos que envolvem menores de idade, tanto de natureza protetiva quanto infracional.
O Lar Itatibense tem atuação fundamental nos casos mais graves da jurisdição protetiva, quando há necessidade de acolhimento da criança ou do adolescente. Esses processos têm início por meio de representação protocolada pelo Ministério Público ou pelo Conselho Tutelar que relatam, na maioria das vezes, caso de negligência e/ou maus tratos perpetrados pelo núcleo familiar em relação a um menor de idade.
Invariavelmente os casos reportam uso de substâncias entorpecentes.
A partir daí, a família é monitorada por uma rede de acompanhamento composta por diversos agentes (psicólogos, assistentes sociais, médicos e enfermeiros) atuando em conjunto no caso.
Com os estudos realizados e o andamento do processo, o juiz verifica a possibilidade de retorno da criança para casa, a colocação em família extensa (parentes) ou família substituta (alguém próximo com condições de acolher) ou conveniência de manutenção das crianças no abrigo. Os casos mais graves podem determinar até a destituição do poder familiar (cessação do vínculo parental) e a colocação da criança para a adoção.
O papel do Lar Itatibense é fundamental em todos esses ciclos de acolhimento, pois não apenas viabiliza a manutenção material da criança (comida, higiene, vestuário), como também intelectual (inclusão na rede de ensino), e ainda psicológico, em duas vertentes: atendendo a eventuais necessidades da criança e colaborando na realização de avaliação do comportamento dela e da família.
Se o caso for de medida extrema, que é a destituição e subsequente adoção, o Lar continua com uma atuação de destaque ao acompanhar a criança adotada com a família adotante, orientando os pais adotivos de como lidar com as situações mais diversas que podem ocorrer."
Em nome de toda a equipe da Rádio Itatiba, gostaríamos de expressar nosso profundo agradecimento ao Dr. Orlando Haddad Neto, por conceder as informações valiosas sobre o Anexo da Infância e Juventude de Itatiba/SP.
Com sua autoridade e expertise, conseguimos retratar de forma precisa e sensível o papel transformador que o Anexo exerce na proteção e amparo dos menores de idade, bem como a atuação fundamental do Lar Itatibense em casos delicados e desafiadores.
Seu empenho em garantir o bem-estar e o desenvolvimento saudável das crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidade é verdadeiramente inspirador, envolvendo diferentes agentes em uma rede de acompanhamento dedicada a proteger os direitos das crianças e suas famílias.
Mais uma vez, agradecemos sua colaboração, que nos permitiu apresentar aos nossos leitores uma visão clara e abrangente sobre o Anexo da Infância e Juventude de Itatiba/SP e o comprometimento de profissionais em criar um futuro melhor para aqueles que mais precisam.
Por: Valesca Delício