Gil Sant' Anna iniciou sua carreira em 2001 quando fundou a banda Negroots. Com ela lançou seu primeiro disco "Troque Pelo Bom" em 2005 pela gravadora Kaskata's. No mesmo, ano a banda se tornou independente rompendo o contrato, o que motivou a lançar o seu segundo disco "Paz & Amor" em 2009.
No ano de 2013, Gil encerra os trabalhos com a banda dando inicio no seu projeto de carreira solo. Em 2015 lança o disco "Livre" gravado no Estúdio Samambaia com produção de Thiago Samambaia (Planta & Raiz), resgatando "Lute pela paz" e "Reggae de violão", realizando turnês pelo Brasil e divulgando seu novo trabalho como artista solo. Em maio de 2019 lança o disco "Cause Amor" num formato mais intimista, em voz e violão, em seu próprio home studio.
Ainda em 2019, Gil Sant'Anna lança o single "Fotografia" no mês de outubro, enquanto prepara o próximo álbum para 2020. Com as gravações interrompidas pela pandemia generalizada no mundo. Em março de 2020, Gil lança de forma inusitada o seu primeiro disco ao vivo (Quarentena Ao Vivo de Casa), que gravou de fato, de dentro de sua casa, através de uma live organizada aos seus fãs. No dia 4 de maio de 2020, entra para todas as plataformas digitais o seu último single "Se curar" em prol da conscientização, para que todos obedeçam a quarentena orientada pela OMS. Durante o período de quarenta Gil Sant'Anna finaliza em seu Home Studio, os últimos arranjos do próximo álbum "Nova Cara" com data de lançamento para 01/07/2020. "Resistir" e "Namasterize" entram em 2022.
Perguntas feitas pela Rádio Itatiba ao artista Gil Sant' Anna.
Onde você encontra inspiração para o seu trabalho?
Nas vivencias do cotidiano, na natureza e na espiritualidade principalmente.
Quem são seus artistas favoritos, conhecidos ou não, explique o porquê?
Bob Marley e Natiruts, Djavan e Gilberto Gil entre outros. Gosto dos temas abordados nas letras de todos eles e das estruturas harmônicas e melódicas que cada um utiliza em suas composições.
Você possui uma segunda atividade vocacional?
Trabalhei em paralelo à música até abril de 2022. Atualmente estou trabalhando somente com a música.
Em sua carreira, enfrentou dificuldades? Se sim, você as superou? Como?
As dificuldades são constantes, desde o fechamento de um novo show até o pagamento do mesmo. São dificuldades normais do ofício. Produção, divulgação, etc... Nós artistas independentes temos sempre que estar provando o nosso valor.
Fale um pouco sobre você.
Me considero uma pessoa com personalidade forte, procuro sempre estar em sintonia com a minha espiritualidade. Procuro levar a sério tudo que faço pela música e apesar da seriedade, me considero alguém divertido e amigável.
Quais são as suas ambições artísticas atualmente? O que podemos esperar ver de você no futuro?
Se o Gilberto Gil com 80 anos continua tocando e cantando, porque eu não posso continuar também?
Meios de contato:
Perfil do Instagram: @santannagil
Perfil ou página no Facebook: @santannagil
Site: www.gilsantanna.com.br
Time Veruska Mara